ACESSOS & VISITAS AO BLOG

quarta-feira, 19 de março de 2014

Está proibido usar capacete em estabelecimentos comerciais de Marabá.


Projeto de lei proíbe uso de capacete em estabelecimentos comerciais.



Medida foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Marabá.

Objetivo é ajudar na identificação de suspeitos e coibir assaltos.
 

Um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores de Marabá, no sudeste do Pará, proíbe a entrada de pessoas usando capacete de motocicleta ou qualquer outro objeto que cubra o rosto em repartimentos públicos, postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais. O projeto ainda não foi sancionado pelo prefeito, mas tem causado polêmica na cidade.


O projeto tramita na Câmara desde março de 2013 e a medida propõem diminuir o número de assaltos e facilitar a identificação de suspeitos por câmeras de segurança. Nos postos de combustíveis, por exemplo, os motociclistas terão que tirar o capacete antes de entrar no estabelecimento. Para isso, os postos devem fixar no chão um faixa de segurança, antes dela o motoqueiro precisa parar, tirar o acessório e entrar para abastecer.


Placas indicando a proibição do uso do capacete ou outros objetos que cubram o rosto serão obrigatórias nos estabelecimentos. Se a lei for aprovada, a multa para quem desrespeita-la é de R$ 500.


O vendedor Madison Oliveira, condutor de motocicleta, concorda com a medida. “Eu acho que é o correto a pessoa chegar, retirar o capacete para fica mais uma segurança”, diz.


Segundo a polícia de Marabá, o número de assaltos cometidos por motoqueiros é alto. Para o diretor da Seccional da Polícia Civil, Carlos Eduardo Viera, a medida pode ajudar na identificação dos criminosos. “O que precisa ser muito bem concatenado são os meios que serão utilizados para que esse objetivo seja alcançado”, afirma.


De acordo com o diretor do departamento municipal de transito de Marabá, Capitão Emett Alexandre, a proposta de lei vai contra o Código Brasileiro de Trânsito. “A lei, se aprovada, pode ir contra o código de trânsito. A não ser que o condutor da moto antes de chegar na distância mínima que pode ter do estabelecimento comercial ele desça da moto, retire o capacete e vá empurrando a moto, mas ele não pode se deslocar em cima da moto sem capacete”, disse.


Fonte- G1/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,Seja Nosso Parceiro!