ACESSOS & VISITAS AO BLOG

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pará é o terceiro estado com a maior taxa de homicídios dolosos, diz MPF




Em 2013, números de registros de homicídio aumentaram para 39,9.

O estado perde apenas para Alagoas e Ceará.


O Pará é o terceiro estado do país com a maior taxa de homicídios, com 3.051 casos registrados em 2012, segundo o Ministério Público Federal com base em estatísticas do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estado perde apenas para Alagoas e Ceará.

Entre 2010 e 2012, a taxa anual de homicídios no Pará era de 39 casos de homicídios dolosos, quando há intensão de matar, a cada 100 mil pessoas. No Brasil, essa taxa é de 24,3 casos. Segundo o Ministério Público Federal, no ano de 2013, os números de registros de homicídio no estado aumentaram para 39,9.

Segundo o procurador da república, Alan Mansur, o aumento no número de homicídios dolosos é preocupante. “Esse índice é de países considerados por Organizações Internacionais como de grande violência”.

Uma audiência pública realizada pelos Ministérios Públicos Estaduais e Federais nesta sexta-feira (21) discutiu esses dados expressivos sobre a violência no estado com representantes de segurança pública e integrantes de movimentos sociais de combate a violência.

Para o MPF e MPE, o debate sobre as razões do aumento da violência é importante para que sejam realizadas ações conjuntas entre as esferas governamentais municipais, estaduais e federais, junto com organizações sociais para garantir a segurança no estado.

Para o promotor Ivanilson Raiol, existem várias razões para explicar o aumento da violência no estado. “O homicídio é uma forma de violência, e não pode ser explicado apenas por uma razão, é uma situação complexa”.

Nilza Santos perdeu a irmã, Graciele Santos, de 19 anos, em 2012, e acompanhou a audiência pública. Até hoje, o responsável não foi punido pelo crime. “A minha irmã estava sentada em uma calçada com uma amiga, e veio uma pessoa de carro, mexeu com ela, ela não deu a mínima para ele. Ele voltou, subiu a calçada e esmagou ela contra a parede”. Graciele morreu na hora.

O governo do estado afirma que vem trabalhando para melhorar as estatísticas de violência no estado, mas que precisa da participação de todos os setores no combate a violência. “Os números são atos, mas estão reduzindo devido a política que está sendo aplicada. Reuniões como essa são importantes para reunir todos os órgãos de segurança e sistema de justiça”, alega o secretário de segurança pública, Luiz Fernandes.

Fonte: G1 Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente,Seja Nosso Parceiro!